Nós, da GHS acreditamos que conhecimento é um bem que quanto mais a gente doa, mais a gente tem.

Nesse sentido pensamos o projeto #Terçatécnica, onde semanalmente iremos compartilhar com vocês nossas fontes de consulta para os desafios do dia-a-dia nas atividades da GHS.

Abrimos nosso projeto Terça Técnica com um livro super especial, que além de grande conteúdo técnico, ainda representa para nós, uma parte muito importante da nossa existência. Nosso fundador, o Eng. Acácio Rodrigues, foi estagiário do autor deste livro, o grande especialista em corrosão, nosso saudoso professor Vicente Gentil. Aprendeu com ele a arte do tratamento químico de águas de sistemas de resfriamento e teve nele, a grande inspiração para criação da primeira empresa, a qual cresceu e tornou-se o que é a GHS Brasil atualmente.

Aos amantes do tema corrosão, o livro inteiro é bem amplo em conteúdo técnico.

O capítulo 16 é todo dedicado ao conhecimento da água e sua ação corrosiva, detalhando as impurezas que podem estar presentes e o impacto de cada uma dessas. Traz os conceitos dos Índices de Langelier e Ryznar, os quais permitem avaliar o perfil da água, se há uma tendência maior a corrosão ou a precipitação de sais (incrustação). E detalha a diferença de comportamento e fatores de aceleração da corrosão em águas utilizadas em sistemas de resfriamento e caldeiras.

No capítulo 19, o autor traz informações relevantes sobre o uso e especificidade dos produtos químicos como inibidores do processo corrosivo e, no capítulo 27, a metodologia analítica para monitoramento da taxa de corrosão através do uso de corpos de prova.

E vocês? O que andam lendo?

Escreve aqui nos comentários. Vamos compartilhar!